"Fonteviva", o projeto de dupla piauiense que combate o calor e muda vidas
De um balde azul na zona rural do Piauí para a Genium Olympiad em Nova York. A história de Andressa Maria dos Santos Sousa e Wenner Batista da Silva, ambos de 18 anos, é um exemplo de inteligência, resiliência e, acima de tudo, do poder transformador de uma ideia. Os jovens, que se conheceram no programa 'Jovem Aprendiz', criaram o Fonteviva - Renascendo com a Água, um sistema caseiro de resfriamento de telhados que promete aliviar o calor intenso em regiões como Teresina, onde a sensação térmica pode chegar a 45°C.
A solução que nasceu da necessidade
A ideia é simples e genial: reutilizar a água da máquina de lavar ou de tanques, armazená-la e bombeá-la para o telhado, onde é espalhada por uma mangueira com microfuros. O sistema consegue reduzir a temperatura em até 8°C em apenas 10 minutos. O projeto, que foi batizado em 2023, tem duas versões: uma manual, de R$ 273, e uma automatizada, por R$ 355,53, que usa sensores para ligar e desligar o bombeamento.
Para Andressa e Wenner, o projeto é mais do que uma inovação. É uma forma de ajudar as pessoas que, assim como eles, sentem na pele os efeitos da crise climática. Os dois têm histórias de vida marcadas por dificuldades, mas também por um desejo incansável de superação. Andressa, que se mudou para Teresina com o irmão para que ele pudesse estudar medicina, conta que a família passou por momentos de fome. Já Wenner, que desde cedo desmontava brinquedos para entender como consertá-los, se orgulha de não ter passado fome, mas reconhece o esforço dos pais, empregados domésticos, para sustentar a casa.
A jornada de superação
Andressa, que nasceu em Luzilândia e foi criada em Madero, teve que amadurecer cedo, aos seis anos, depois que seus pais se separaram. Ela precisou cuidar da casa e do irmão. A esperança veio com o apoio de uma ONG chamada "Deus Proverá", que a ajudou a conseguir uma bolsa de estudos. Em um dia, chorando por não ter vendido nada nas ruas de Teresina, ela se ajoelhou e pediu uma oportunidade a Deus. "Se Ele me desse, eu ia fazer de tudo para valer a pena", ela prometeu. E cumpriu.
Wenner, por sua vez, sempre teve um espírito empreendedor. Ele montou um negócio de venda de lingeries com a mãe e fazia bicos de design para comerciantes. No programa 'Jovem Aprendiz', ele e Andressa se tornaram parceiros e amigos inseparáveis. Wenner diz que a bicicleta que comprou para ir à escola o ensinou a ter esforço e a deixar a vida fluir. "É como a vida. Para ela andar, é preciso esforço e depois deixar fluir, controlar a velocidade e o trajeto", ele explica.
De Piauí para o mundo
O talento e a determinação da dupla os levaram a vencer um concurso na empresa de saneamento em que trabalhavam. Como prêmio, puderam exibir sua invenção na etapa nacional do evento e, em junho, na Genium Olympiad, em Nova York.
O projeto Fonteviva é a prova de que a inteligência e a criatividade podem vir de qualquer lugar. A história de Andressa e Wenner nos inspira a acreditar no poder da educação, na resiliência de quem enfrenta a vida com garra e na capacidade de transformar desafios em oportunidades. A dupla do Piauí não apenas criou um projeto que ajuda a combater o calor, mas também uma mensagem de esperança para todos que sonham em mudar suas vidas e as de outros. E, quem sabe, dar oportunidades a outros jovens, como Andressa sonha em fazer.
