Por Erismar Cardoso: numa abordagem trágica vitimou um homem aparentemente perturbado mental
![]() |
| Um homem, identificado como Antônio Lira Brito, foi baleado e morto pela Polícia Civil durante uma ação na manhã desta sexta-feira (17) |
Pergunto eu: tinha necessidade dessa ação truculenta?
Não podia o policial “bem preparado” agir de forma menos letal? Não poderia somente ter contido o possível agressor, que não fosse de forma letal?
Fico observando que, às vezes, alguns “policiais” agem quando se trata de coitados, pessoas que, na verdade, não oferecem nenhum tipo de ameaça à integridade física do policial. Afinal de contas, aquele infeliz estava armado apenas com uma talhadeira.
Devo observar que não sou especialista em segurança pública, mas tenho a impressão de que um policial civil, militar e até um federal tem, ou pelo menos deveria ter, treinamentos, cursos em defesa pessoal. Mas o certo é que um infeliz foi alvejado a queima-roupa e abatido no meio da rua.
Triste realidade de uma cidade outrora pacata e ordeira, e peço que nossos “bravos” policiais tenham um pouco mais de calma e preparo, para que essa cidade não entre no rol das cidades violentas do país.
